Exclusivo: Presos da cadeia Ibaiti encontravam-se rebelados, desde às 18h05m, possivelmente armados de estiletes improvisados , mas nenhum agente penitenciário de refém. Atearam fogo em colchões, provocando fumaça densa e escura.
Rapidamente, Policiais Militares do 2º BPM de Jacarezinho realizaram a contenção fora do prédio e isolaram o local para maior segurança, assim como, seguindo diretrizes da corporação, acionaram o Pelotão de Choque.
O Deppen (Departamento de Polícia Penal) informou que não houve nenhuma fuga até momento e ninguém ficou ferido. Devido ventilação, a fumaça foi grande, porém não houve incêndio.
O 7º Subgrupamento Independente de Bombeiros de Santo Antônio da Platina também trabalha no local.
Defesa Civil de Ibaiti também.
Os detentos solicitavam transferências e melhorias nas condições da cadeia, que já teve diversas motins no passado recente, sendo o último em 2019.
A 37ª Delegacia Regional de Polícia Civil ibaitiense, que funcionava no imóvel contíguo, saiu, e está em outra sede. O imóvel foi reformado.
Hoje, são 107 presos, todos somente do Norte Pioneiro, nenhum de alta periculosidade.
De qualquer forma, ainda existe a possibilidade de ter havido óbito ou feridos entre os marginais. A SOE (Seção de Operações Especiais ) de Londrina deve chegar dentro de instantes.
Na quinta-feira, dia 21, Deppen e Polícia Civil já tinham evitado fuga, pois estavam fazendo buraco durante a madrugada.
O prefeito Antonely Carvalho foi procurado pelo Npdiario e deu a seguinte declaração:
“Assim que soube da rebelião e do fogo no local entramos em contato com capitão Angelino José Siqueira, do corpo de bombeiros de Santo Antônio da Platina, o qual prontamente enviou reforços para ibaiti, onde a defes civil municipal já se encontrava na cadeia controlando possibilidade de incêndio”.
“Fizemos contato também com a chefia do Deppen do Paraná, o qual informou que já estava a par da situação. A polícia militar prontamente cercou a vizinhança e a ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) e o Choque chegaram rapidamente. Agradecemos as forças policiais e o corpo de bombeiros pelo pronto atendimento da ocorrência”, disse.
Mín. 10° Máx. 25°